Que é isto das consultas de Psicologia? Para que serve? Só quem é “louco” vai ao psicólogo? É só “falar”? Isso posso fazer com os meus amigos! Ou com fazer o/a Psiquiatra!
São ainda muitas as questões e os mitos em redor do trabalho dos Psicólogos na actualidade. Mas como a curiosidade é um caminho para a aprendizagem, estamos aqui para responder às tuas questões e desconstruir confusões!
A Psicologia Clínica surge como o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. Hoje em dia, a Psicoterapia, para além de permitir diagnosticar, prevenir e tratar perturbações emocionais e doenças mentais, permite que as pessoas possam conhecer-se melhor a si mesmas e promover um desenvolvimento e aprendizagem em várias áreas da sua vida!
Num mundo cheio de ocupações e estímulos por vezes esquecemo-nos de (ou evitamos…) parar um momento para perceber as nossas necessidades essenciais e cuidar das nossas emoções.
A Psicologia em todos os seus diversos ramos (Clínica, Psicoterapia, Organizacional, Sistémica, Social, Educacional, Criminal, do Ambiente, do Desporto, do Desenvolvimento…) deve ser tão acessível e tão normal quanto desenvolver a carreira profissional, obter ajuda para um problema físico ou ir ao ginásio.
Assim como cuidamos do nosso corpo e da nossa saúde física, um elemento vital do auto-cuidado é dedicar tempo e energia a explorar e compreender os nossos pensamentos e sentimentos.
Muitas pessoas antes de consultar um Psicólogo, recorrem a um Psiquiatra.
E qual é a diferença entre os dois?
Os Psiquiatras são médicos cuja intervenção se faz essencialmente através da prescrição de medicamentos, apesar de que alguns Psiquiatras (não todos) também estudam e exercem psicoterapia.
Muitas vezes o trabalho do Psiquiatra e do Psicoterapeuta/Psicólogo é complementar, visto que há situações que requerem uma intervenção simultaneamente farmacológica e psicoterapêutica.
Há que ter em atenção que muitas vezes uma intervenção que apenas exija a toma de medicamentos poderá não ter resultados tão eficazes, podendo ocorrer retrocessos, pois apesar de actuar fisicamente, os problemas que causam o desequilíbrio poderão manter-se.
E qual é o papel do Psicólogo Clínico ou Psicoterapeuta?
O de acompanhar, orientar, escutar, com curiosidade, respeito e compreensão, sem julgar, ao longo de uma viagem marcada pelo diálogo e pela relação, em que poderás lidar com os teus problemas, desenvolveres-te e /ou auto-aperfeiçoares-te.
A psicoterapia pode ajudar quando a vida parece insuportavelmente difícil, e também pode tornar a tua vida melhor! Sentir-te-ás mais consciente dos padrões repetitivos que sucedem ao longo da tua existência e trabalharás em conjunto com o Psicólogo, utilizando os teus recursos para criar mudanças, diminuir o seu sofrimento e aumentar a tua satisfação com a vida.
Qual é o teu papel na terapia?
Ser tu mesmo/a. Cada vez mais.

A Dra. Ana Fidalgo é psicóloga clínica e co-fundadora da Clínica de Psicologia O Teu Lugar. É também terapeuta EMDR, formadora e especialista em Sexologia, Terapia de Casal e Educação Afetivo-Sexual.
Atua em áreas como: Ansiedade, perda e crises existenciais (depressão, luto, vazio/falta de sentido), trauma, perturbações de personalidade, sexualidade e intimidade, relações, família e decisões de vida, entre outras.

A Dra. Liliana Marques é psicóloga clínica e co-fundadora da Clínica de Psicologia O Teu Lugar. É também formadora e terapeuta EMDR.
Atua em áreas como: perturbações de humor (ansiedade, depressão), regulação emocional, perturbações da personalidade, trauma, luto e perda, relacionamento interpessoal, stress e burnout, desenvolvimento pessoal.


